Archive for the TV Category

DESESPERO : Lula institui dia da ‘Marcha para Jesus’

Posted in CURIOSIDADES, DINHEIRO, DIVERSOS, DOAÇÃO, FIGURINO, HUMOR, IMPUNIDADE, Luiz Inácio Lula da Silva, LULA, Negócio da China, NOTICIAS, NOVELA, OPORTUNIDADES, POLITICA, SOLIDARIEDADE, TÔ SEM PALAVRAS..., TV on 4 de Setembro de 2009 by os.maias













_Política

var hasComments = true;

quinta-feira, 3 de setembro de 2009, 17:33 | Online

Componentes.montarInfoNoticia(editoria, subeditoria, idPagina, GUIDPagina, “infoPage”)

Avalie esta Notícia

Componentes.montarRanking(editoria, subeditoria, idPagina, GUIDPagina, “votacao”)

Tania Monteiro, de O Estado de S.Paulo


Componentes.montarControleTexto(“ctrl_texto”)

BRASÍLIA –

Dilma em oração com Crivella (e) e Estevam e Sonia Hernandes (costas). Foto: Dida Sampaio/AE

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta quinta-feira, 3, o projeto de lei que institui o Dia Nacional da Marcha para Jesus. Participaram da cerimônia, realizada no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), o presidente da Câmara, Michel Temer, o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) e a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, estavam presentes no evento.

Veja Também

linkDilma Rousseff diz estar curada de câncer linfático

linkCâmara aprova projeto que beneficia religiões

O projeto marca um novo lance nos esforços de Lula para se aproximar do público evangélico, que, segundo estimativas, representa 15% do eleitorado.

Segundo Crivella, a lei que cria a Marcha para Jesus apenas oficializa uma comemoração que já ocorre regularmente em caráter informal em várias cidades brasileiras.

A solenidade contou com a participação de representantes de várias igrejas evangélicas, inclusive dos bispos Estevam e Sônia Hernandes, da Igreja Renascer em Cristo. O casal voltou ao Brasil no começo de agosto, depois de um período de dois anos e seis meses de prisão e liberdade condicional nos Estados Unidos. Eles foram condenados após tentar entrar no país com US$ 56 mil não declarados.

Lula e Estavam Hernandes não se falaram no encontro. Foto: Dida Sampaio/AE

Oração

Antes do início da cerimônia, Estevam Hernandes fez questão de puxar uma oração pela saúde da ministra Dilma, que deu entrevista nesta quinta-feira dizendo que está curada do câncer linfático. Dilma é a candidata do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência em 2010.

De acordo com as informações da Presidência, a Marcha para Jesus teve origem em Londres e hoje ocorre em diversos países.

“Oramos por ela, pela família dela e pela saúde dela”, disse Estevam ao deixar a sala de cerimônias do CCBB, atual sede do governo.

Após a bênção à ministra, o casal Hernandes convidou Dilma para participar, no dia 2 de novembro, em São Paulo, da Marcha para Jesus, quando pretende reunir pelo menos quatro milhões de pessoas. “Ela disse que, se for possível, estará sim presente”, contou Hernandes, que não quis falar em apoio à candidatura da petista às eleições presidenciais de 2010. “É muito cedo para falar em apoio a candidatos”, respondeu.

Quarta-Feira, 02 de Setembro de 2009 | Versão Impressa

Componentes.montarInfoNoticia(editoria, subeditoria, idPagina, GUIDPagina, “infoPage”)

Componentes.montarRanking(editoria, subeditoria, idPagina, GUIDPagina, “votacao”)

A fé como negócio


Componentes.montarControleTexto(“ctrl_texto”)

Se a ratificação do acordo firmado pelo presidente Lula e pelo papa Bento XVI já era ruim, uma vez que ignora o princípio do Estado laico consagrado pelas Constituições brasileiras desde a proclamação da República e concede privilégios que colidem com o princípio constitucional da igualdade, com a aprovação do projeto de “Lei Geral das Religiões”, pela Câmara dos Deputados, a situação poderá assumir aspectos de alçada da legislação do Código Penal.

O acordo entre o Brasil e o Estado do Vaticano foi assinado em Roma, no fim de 2008. Ao justificá-lo, a Igreja Católica, valendo-se da condição de ser formalmente subordinada a um Estado soberano, alegou que o objetivo do documento era sistematizar o que estava previsto por leis esparsas. Além da isenção fiscal para pessoas jurídicas religiosas, o acordo prevê a manutenção do patrimônio cultural da Igreja Católica com recursos públicos e isenta a instituição de cumprir obrigações impostas pelas leis trabalhistas brasileiras. Tendo sido redigido de modo vago, ele abre caminho para a ampliação dessas concessões para todos os negócios da Igreja, que é dona de editoras, rádios, TVs e escolas.

Tendo o presidente Lula cometido o equívoco de assinar esse acordo, era inevitável que as demais igrejas invocassem isonomia, exigindo os mesmos privilégios. Quando a ratificação do acordo foi encaminhada ao Legislativo, como determina a Constituição, as bancadas evangélicas aproveitaram a oportunidade para estender a toda e qualquer “instituição religiosa” as mesmas vantagens legais, trabalhistas e fiscais concedidas à Igreja Católica. O projeto de lei apresentado com esse objetivo tramitou em tempo recorde. Seus vícios começam com a total liberdade dada às “denominações religiosas” para criar, modificar ou extinguir suas instituições, e avançam com as isenções fiscais para rendas e patrimônio de pessoas jurídicas vinculadas a quaisquer instituições que passem por religiosas.

Essas concessões abrem uma imensa porteira para negócios escusos. Basta ver, nesse sentido, a ação que foi aberta há três semanas na 9ª Vara Criminal da capital contra a Igreja Universal do Reino de Deus, sob a acusação de formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. Segundo o Ministério Público, o “bispo” Edir Macedo e seus “pastores” viriam há dez anos iludindo fiéis e cometendo os mais variados tipos de fraude. Os promotores afirmam que, somando transferências e depósitos bancários feitos por pessoas ligadas à Universal, ela teria movimentado R$ 8 bilhões, entre 2001 e 2008, desviando para a aquisição de emissoras de TV e rádio, financeiras, agências de turismo, imobiliárias e jatinhos recursos doados por fiéis para atividades de catequese.

Dias antes de acionar a Universal, o MP havia informado que retomará o processo por crime de sonegação fiscal e lavagem de dinheiro contra os fundadores da Igreja Apostólica Renascer em Cristo. A ação estava suspensa porque o “bispo” Estevam Hernandes e a “bispa” Sônia Hernandes estavam cumprindo pena de 10 meses de detenção nos Estados Unidos, por terem entrado naquele país sem declarar a exata quantia de dinheiro que levavam.

Além dos vícios já apontados, o projeto de “Lei Geral das Religiões” contém outros absurdos. Um deles é o dispositivo que prevê que propriedades de uso religioso não poderão ser demolidas ou penhoradas, por causa de sua função social. Como os “supermercados da fé” cada vez mais vêm sendo instalados em galpões, garagens, cinemas e lojas, chamados de “templos”, isso significa que esses imóveis não poderão ser desapropriados para obras de interesse público, o que representa uma interferência nas leis municipais e nos instrumentos de planejamento urbano estabelecidos pelos planos diretores das prefeituras. Razões de sobra tinha o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) – que votou contra a ratificação do acordo com o Vaticano e o projeto da “Lei Geral de Religiões” – para, ao advertir sobre esse risco, afirmar que “templo é dinheiro”.

Vamos esperar que o Senado, que terá de dar seu voto sobre os dois projetos, aproveite essa oportunidade de merecer um aplauso da opinião pública.

Sem explicações

Record defende Universal com ataques

Publicada em 12/08/2009 às 23h47m

O Globo

SÃO PAULO e RIO – A Rede Record, ligada à Igreja Universal, usou nesta quarta-feira 14 minutos do “Jornal da Record” para supostamente responder às denúncias feitas pelo Ministério Público Estadual e aceitas pela Justiça contra o bispo Edir Macedo, fundador e chefe da Universal, e mais nove pessoas ligadas à igreja. Em vez de rebater as denúncias de formação de quadrilha e lavagem de dinheiro, a reportagem da Record preferiu fazer ataques à Rede Globo. As informações sobre a denúncia do Ministério Público e sua aceitação pela Justiça foram publicadas por diversos jornais do país e do exterior.

Na resposta à denúncia do Ministério Público – que acusa Edir Macedo e outras nove pessoas ligadas à Universal de desviarem dinheiro doado por fiéis para empresas de fachada, de onde os recursos são mandados ao exterior e depois voltam “lavados” ao Brasil para a compra de redes de comunicação e imóveis -, o “Jornal da Record” mostrou obras assistenciais da Universal, dizendo que a igreja está presente em 174 países e tem oito milhões de fiéis no Brasil. A reportagem ainda mostrou um jatinho comprado para uso dos pastores e vários fiéis defendendo a Universal.

Na Catedral Mundial da Fé, em Del Castilho, para um público de fiéis de cerca de três mil pessoas, pastores e obreiros distribuíram nesta quarta o folheto “Perseguição traz experiência”, assinado por Edir Macedo. No texto, ele afirma que a igreja “está travando uma guerra e já sabemos qual será o seu final”. Macedo conclama os fiéis a “formar uma frente dos atribulados”: “Vamos orar, juntar as nossas forças, jejuar mais e buscar as promessas de Deus. Não vamos nos abater nem nos deixar abalados. Todas as acusações são para o nosso bem”.

‘Clarín’: “Poderosa igreja acusada de lavar dinheiro”

A denúncia aceita pela Justiça foi destaque no noticiário mundial. Reportagens de agências internacionais como Associated Press (AP), Reuters, AFP e Ansa foram reproduzidas por todos os principais jornais e sites nos Estados Unidos (“New York Times”, “Washington Post”, “The Independent”, “Miami Herald”, CBS News, NBC) e diversos outros países onde a Universal atua, como Portugal, Argentina, Venezuela, Equador, Peru, México, Panamá, Uruguai. A Reuters informou que Macedo e seu grupo são acusados de usar doações de fiéis em benefício próprio para comprar imóveis, carros e joias, além de TVs e rádios. A AP destaca que, segundo a denúncia, a igreja é utilizada para a prática de fraudes há anos.

O argentino “El Clarín” acrescenta: “O que estaria em jogo é que parte desses recursos teria saído do Brasil para paraísos fiscais através de empresas fantasmas abertas por membros da entidade. O dinheiro teria sido repatriado posteriormente e depositado em contas de pessoas físicas ligadas à Universal. Com tais recursos, teriam comprado emissoras de TV e rádio, como também outras empresas do conglomerado religioso”.

O “Diário de Notícias” e o “Jornal de Notícias”, ambos de Portugal, relatam que o grupo é acusado de associação criminosa e lavagem de dinheiro. O “Jornal de Notícias” cita que autoridades brasileiras cogitam pedir ajuda de outros países, incluindo Portugal e nações africanas, para recolher elementos de prova que consolidem as acusações, de acordo com a agência Lusa, que cita fonte do Ministério Público brasileiro: “As investigações podem se estender a todos os países onde houver templos da igreja e indícios de emissão de recursos”. O jornal lembra que a Igreja Universal iniciou atividade em Portugal em 1999, como porta de entrada para Europa e África. “Por aqui estão instalados mais de 120 templos e encontram-se em construção espaços de culto verdadeiramente megalômanos. No continente africano, está presente em quase todos os países e, só em Angola, existem 400 cultos”.

A BBC lembrou o caso dos fundadores da Renascer em Cristo, Estevam e Sonia Hernandes, que cumpriram pena de prisão nos EUA por contrabando de dinheiro.

Brasil

LAVAGEM DE DINHEIRO

TV da Renascer ataca promotores

Fernanda Fernandes, de 25 anos, filha do casal evangélico Estevam e Sonia Hernandes, acusado de lavagem de dinheiro e estelionato, usou o canal de televisão mantido pela Igreja Renascer em Cristo para atacar a Justiça. O casal de “bispos” foi solto nos Estados Unidos. O governo brasileiro prepara um pedido de extradição


22 Jan 2007 – 01h40min

var tgs = new Array( ‘div’,’td’,’tr’); var szs = new Array( ‘xx-small’,’x-small’,’small’,’medium’,’large’,’x-large’,’xx-large’ ); var startSz = 1; function ts( trgt,inc ) { if (!document.getElementById) return var d = document,cEl = null,sz = startSz,i,j,cTags; sz += inc; if ( sz 4 ) sz = 4; startSz = sz; if ( !( cEl = d.getElementById( trgt ) ) ) cEl = d.getElementsByTagName( trgt )[ 0 ]; cEl.style.fontSize = szs[ sz ]; for ( i = 0 ; i

ministro da Justiça, Marcio Thomaz Bastos(Foto: baNCO DE DADOS)

A filha dos fundadores da Igreja Renascer em Cristo, Fernanda Hernandes, utilizou a televisão mantida pela denominação para acusar os promotores de Justiça que denunciaram seus pais pelos crimes de lavagem de dinheiro, evasão de divisas e estelionato de “agir com o espírito do anti-Cristo”, “ter sede da vida do ‘apóstolo’ Estevam”, “perseguir o povo evangélico” e “querer instaurar uma nova inquisição no Brasil”.

Primeira igreja neopentecostal a investir no televangelismo para arrebanhar um público, em sua maior parte, de classe média, a Renascer agora usa sua rede para apontar uma perseguição contra os evangélicos. O site da igreja conclama os fiéis a permanecerem em jejum e fazerem orações, como “arma espiritual” e a permanecerem “fiéis ao seu chamado”.

“O promotor não quer promover Justiça. Quer promover o próprio rosto. Não tem respeito pela profissão. Promover Justiça não tem nada a ver com destruir uma família, porque quem tem provas não precisa de mídia”, disse ela em depoimento enviado da casa de sua família no condomínio de Boca Raton, na Florida, e exibido em programas da “TV Gospel”.

A televisão mostra debates com o tema “você já sofreu preconceito por ser evangélico?” e depoimentos que atestam a “dedicação do ‘apóstolo’ e da ‘bispa'”. “O Brasil ainda é católico, mas os evangélicos já são 30% da população. Por isso querem nos destruir e se referem a nós de maneira pejorativa”, afirmou ela a filha dos Hernandez.

Identificada pela TV como “pastora Fê”, Fernanda Hernandes, de 25 anos, estava com seus pais e líderes da Renascer, Estevam e Sonia Hernandes, quando eles foram presos ao tentar entrar nos Estados Unidos com US$ 56,5 mil, após declarar apenas US$ 10 mil. Seus pais foram presos e ela o irmão, Felipe Hernandes, liberados após prestar depoimento.

Estevam e Sonia Hernandes foram mantidos pela justiça americana no Federal Detention Center (FDC) e depois transferidos para cadeias destinadas a imigrantes em Miami. Soltos entre quinta e sexta-feira, eles devem permanecer sob custódia das autoridades americanas pelo menos até o dia 24, quando participam de audiência com o juiz local.

Dentro do “programa de supervisão intensiva”, aplicado a imigrantes ilegais, Sonia e Estevam usam braceletes com chips de monitoramento e têm de se recolher após as 17 horas. Nos Estados Unidos, respondem por lavagem de dinheiro e falsificação de documento público. O ministro da Justiça, Marcio Thomaz Bastos, deve assinar uma petição ao governo dos Estados Unidos para fins de extradição do casal fundador da Igreja Renascer em Cristo.

Todo o conteúdo desse blog é originalmente do Blog do Planalto e está licenciado sob a CC-by-sa-2.5:
CLONE BLOG DO PLANALTO

Gripe A H1N1

Fale com o Ministério

disque saúde 0800 61 1997
Ministério da Saúde – Esplanada dos Ministérios – Bloco G – Brasilia / DF
CEP: 70058-900

Anúncios

Liberada TV em tempo real em ônibus

Posted in NOTICIAS, TECNOLOGIA, TRANSITO, TV on 31 de Agosto de 2009 by os.maias

Segunda-Feira, 31 de Agosto de 2009 | Versão Impressa

Componentes.montarInfoNoticia(editoria, subeditoria, idPagina, GUIDPagina, “infoPage”)

Avalie esta Notícia

3 votos

Componentes.montarRanking(editoria, subeditoria, idPagina, GUIDPagina, “votacao”)

Em 30 dias, Globo começará a testar transmissões ao vivo; Record entra na briga pelos 14 mil coletivos de SP

Diego Zanchetta


Componentes.montarControleTexto(“ctrl_texto”)

Uma portaria publicada sábado no Diário Oficial da Cidade autoriza as transmissões de mídia televisiva em tempo real dentro dos ônibus de São Paulo. O serviço já era testado há cerca de um mês, mas todo material veiculado tinha de ser enviado antes à São Paulo Transporte (SPTrans), empresa responsável por gerenciar os serviços de ônibus na capital.

Globo e Record querem transmitir suas programações nos 14 mil coletivos que circulam na cidade. Do conteúdo autorizado para publicidade, que inclui também peças impressas, 30% será destinado à grade de programação da mídia televisiva, com uso preferencial para mensagens de caráter institucional, de campanhas educativas e de utilidade pública promovidas pela Prefeitura. Em até 30 dias, a Globo deve começar a testar transmissões ao vivo de partes do Jornal Nacional e do Globo Esporte, além de apresentar um resumo dos capítulos anteriores das novelas.

As empresas também deverão disponibilizar à SPTrans, via link de internet, a programação diária veiculada em tempo real ou enviar com antecedência de cinco dias úteis qualquer tipo de material gravado. Apesar de o áudio ser proibido, a portaria do secretário municipal dos Transportes, Alexandre de Moraes, autoriza a empresa veiculadora a disponibilizar sistema de áudio com utilização de fone de ouvido, por meio de tecnologia bluetooth ou frequência modulada específica.

As transmissões de natureza político-partidária e que “atentem contra a moral, os bons costumes e a dignidade da família” estão vetadas. Propagandas de cervejas e cigarros também foram expressamente proibidas. A cada anúncio veiculado em um coletivo, as viações terão descontadas da remuneração transferida pela SPTrans um valor mensal equivalente a sete tarifas do transporte público, hoje a R$ 2,30 (R$ 16,10 por anúncio).

“As empresas responsáveis pela mídia eletrônica televisiva poderão transmitir sua programação de maneira offline e/ou online e o equipamento de recepção e armazenagem de dados poderá estar apto a receber, armazenar e exibir conteúdos em tempo real, por meio de tecnologia GPRS, 3G, Digital, dentre outras”, informa a portaria. Cada coletivo poderá ter até quatro monitores, no caso dos ônibus biarticulados. A Rede Bandeirantes, em até 180 dias, também deve entrar com transmissão, nos 300 ônibus explorados pela TVO.

A portaria foi publicada uma semana após a SPTrans determinar a retirada do ar da transmissão da TV Globo, em teste em 25 coletivos. O veto veio depois que a Globo passou a veicular conteúdo que não havia sido analisado com antecedência pelos técnicos da SPTrans.

A Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal dos Transportes informou que as três empresas que detêm os direitos de transmissão nos ônibus são a Bus Media (300 ônibus, ligada à Globo), a TVO (500 ônibus, parceira da Rede Bandeirantes) e a BUS TV (100 ônibus). A pasta não acredita em guerra de audiência com a autorização de transmissões ao vivo. O secretário Alexandre de Moraes, titular dos Transportes e presidente da SPTrans, disse que não comentaria detalhes da portaria.

Gripe A H1N1

Fale com o Ministério

Antes de enviar sua mensagem consulte a seção Perguntas Freqüentes. Sua dúvida já pode estar respondida. Caso queira registrar uma reclamação ou denúncia preencha o formulário abaixo. Você também pode ligar para o Disque Saúde – 0800 61 1997, a Central de Teleatendimento do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, para receber informações sobre doenças e registrar reclamações, denúncias e sugestões.

"Universal, Uma Ameaça ao País dos Crentes"

Posted in CRIME, NOTICIAS, TV on 22 de Agosto de 2009 by os.maias

“Universal, Uma Ameaça ao País dos Crentes”


Gripe A H1N1

Fale com o Ministério

Antes de enviar sua mensagem consulte a seção Perguntas Freqüentes. Sua dúvida já pode estar respondida. Caso queira registrar uma reclamação ou denúncia preencha o formulário abaixo. Você também pode ligar para o Disque Saúde – 0800 61 1997, a Central de Teleatendimento do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, para receber informações sobre doenças e registrar reclamações, denúncias e sugestões.

Anatel analisa preço de ponto extra de TV

Posted in TV on 22 de Novembro de 2008 by os.maias

A cobrança do ponto extra da TV por assinatura no Brasil é uma das mais altas do mundo, segundo a Secretaria de Acompanhamento Econômico (Seae) do Ministério da Fazenda. Segundo análise da secretaria, o ponto extra, no Brasil, chega a custar mais de 60% do preço de uma assinatura básica. No Canadá, por exemplo, esse porcentual é de 14% e na Argentina, de 17%. O Brasil só é superado pelo Chile, onde essa relação é de 64%.

(E precisa???? ) (AINDA??????) (PARA QUE SERVE E A QUEM ,A ANATEL?)

Marcello Novaes leva soco e passa por cirurgia plástica

Posted in NOTICIAS, NOVELA, TV on 21 de Novembro de 2008 by os.maias

O ator Marcello Novaes –o Sandro da novela “Três Irmãs”, da TV Globo– foi ferido na madrugada desta sexta-feira em uma briga na boate 00, na zona sul do Rio e foi submetido a uma cirurgia após o incidente.

Segundo a assessoria da emissora, o ator de 46 anos levou um soco no rosto quando tentava convencer o amigo Fábio Mondego a ir embora. Mondego, que é vocalista da banda de Novaes, estava em meio a uma discussão com outras pessoas.

Divulgação
Marcello Novaes levou 21 pontos e ficará afastado das gravações de "Três Irmãs"
Marcello Novaes levou 21 pontos e ficará afastado das gravações de “Três Irmãs”

Com a pancada, o ator caiu com um ferimento na testa. Ele foi então levado para a Clínica São Vicente, na Gávea, onde deu entrada no setor de emergência por volta das 5h.

O ator fez uma cirurgia plástica para fechar a ferida e levou 21 pontos –10 internos e 11 externos– na testa. Às 10h, ele teve alta e foi para sua casa, informou a assessoria da clínica.

Por causa das cicatrizes, Novaes ficará afastado das gravações da novela por tempo indeterminado.

Foi registrada queixa na 15a delegacia de Polícia Civil do Rio. A delegacia não divulgou informações sobre o incidente ou a identidade do agressor. Na próxima segunda-feira (24), Novaes deve comparecer ao local para prestar depoimento.

Marcello Novaes é ferido no rosto em boate na Gávea e ficará 15 dias fora de novela

Plantão | Publicada em 21/11/2008 às 15h28m

O Globo, com informações da GlobonewsTV

O ator Marcello Novaes. Foto Divulgação TV Globo

RIO – O ator Marcello Novaes foi agredido no rosto durante uma discussão na boate 00, na Gávea, na madrugada desta sexta-feira. O artista – que interpreta o surfista Sandro na novela “Três irmãs” – levou 21 pontos (10 internos e 11 externos) e precisou passar por cirurgia plástica na Clínica São Vicente, no mesmo bairro, para onde ele foi levado após a confusão. O ator deu entrada no setor de emergência do hospital por volta das 5h e saiu cinco horas depois.

Marcelo teve alta médica e repousa em casa. Por conta da cirurgia, ele terá de ficar afastado das gravações da novela das sete durante 15 dias, informou a assessoria de imprensa do ator.

Segundo a assessoria de Marcelo, o ator foi chamar o vocalista da sua banda Os Impossíveis, Fábio Mondego, para ir embora da boate 00 quando um homem não-identificado deu um soco em seu rosto. Marcello acredita que o agressor estava com um objeto na mão quando foi atingido, dada a profundidade dos ferimentos. Com o soco, Marcello foi ao chão e ficou todo ensangüentado.

A confusão teria começado com Fábio Mondego, que estaria discutindo com alguns freqüentadores da boate quando Marcello chegou para saber o que estava acontecendo. Ao se aproximar de Fábio, sobrou para ele a agressão.

A 15ª DP (Gávea) cuida do caso. Marcello ainda não prestou depoimento, mas amigos do ator que estavam na boate com ele já testemunharam. O ator deve comparecer à delegacia na semana que vem, garantiu a assessoria dele.

No fim de outubro, outra confusão envolveu famosos na mesma boate 00: Dado Dolabella agrediu Luana Piovani e a camareira Esmeralda de Souza. O ator foi denunciado pelo Ministério Público e, caso seja considerado culpado na ação penal, pode pegar de 3 meses a 3 anos de detenção.

Antes e depois de Beto

Posted in TV on 16 de Novembro de 2008 by os.maias

Há 40 anos, estreava na TV Tupi a primeira novela a apostar no anti-herói, [br]divisor de águas do gênero

Alline Dauroiz – O Estado de S.Paulo


Componentes.montarControleTexto(“ctrl_texto”)

– Houve um tempo em que novela no Brasil era sinônimo de dramalhão, interpretações carregadas e histórias do tempo do Império, importadas da Argentina, Cuba e México. Mas, há exatos 40 anos, a era dos barões e condessas foi sacudida por um bicão muito do simpático, que encheu o horário nobre de malandragem. Nascia Beto Rockfeller, novela contemporânea estrelada por Luis Gustavo na TV Tupi, que criou o primeiro anti-herói da TV brasileira e aproximou o público dos personagens, sempre muito possíveis.

“O sistema telenovela já estava começando a se necrosar. E é obrigação do artista enviar um ruído”, teoriza Lima Duarte, ator convidado por Cassiano Gabus Mendes, diretor artístico da emissora, para dirigir a novidade.

Nada foi de caso pensado. O personagem que morava na Rua Teodoro Sampaio, trabalhava em loja de sapatos e, cheio de trambiques, sonhava em pertencer ao rico mundo da Rua Augusta surgiu na boate paulistana Dobrão, que pertencia a Gabus Mendes.

Uma menina da alta sociedade comemorava lá seu aniversário, quando, de repente, entra um “camarada” com roupa descolada, pega flores do balcão, dá para a aniversariante – que era lindíssima -, tira-a para dançar e, no final, acaba levando a moça embora.

“Perguntei para um amigo quem era o cara. Acredita que ninguém conhecia? Falei para o Cassiano: ?Era um bicão!? e ele: ?Bicão não, ele é um puta personagem”, conta Luis Gustavo.

Pronto. Estava criado o tipo que seguraria uma novela por 13 meses, folhetim tão longo que autor, diretor e até o próprio Luis Gustavo não agüentaram levar até o final – Lima Duarte foi substituído por Walter Avancini, e Luis Gustavo saiu e só voltou para os últimos capítulos.

Com a idéia do personagem na cabeça, Gabus Mendes foi atrás do autor. Bráulio Pedroso, ex-editor do caderno de literatura do Estadão, estava na pior: havia sofrido um acidente, estava sem dinheiro e morando na garagem de Ruth Escobar. Logo aceitou o desafio.

FORMA E CONTEÚDO

Além de linguagem coloquial e interpretação despojada, Beto Rockfeller foi uma escola para o improviso. Incentivados pela direção de Lima, Luis Gustavo e Plínio Marcos (o Vitório, melhor amigo de Beto), criavam gírias e inventavam diálogos inteiros na hora de gravar.

“O Plínio tinha todo um jeitão para dar veracidade. Ele pegava o texto não decorado e dizia: ?Porra Beto (com sotaque italiano)?. E o Lima: ?Não pode falar porra!?. E ele: ?Sou mecânico e tu não quer que eu fale porra, porra!?. E acabou indo o “porra” pro ar (risos)”, conta Bete Mendes, que virou musa da juventude com sua Renata, a última namoradinha de Beto.

Houve inovação também na forma de gravar, com externas. “Fizemos 80% das cenas em locais verdadeiros de São Paulo. Antes, tudo era gravado em estúdio”, diz Luis Gustavo.

Em plena ditadura militar, a atriz Ana Rosa, que vivia Cida, a namorada pobre de Beto, participou de outro momento ousado na trama. “Nós nos beijamos, a câmera desceu para nossos pés e meu vestido caiu no chão, insinuando que íamos transar. A censura quase impediu de ir ao ar.”

Quem assistiu também não esquece das músicas, pops para a época em que apenas as clássicas sinfonias ganhavam as trilhas das tramas. Em 40 anos, muitos tentaram imitar as inovações testadas na novela. Mas a fôrma daquele Beto Rockfeller parece ter se perdido no tempo.

  1. Molheira Eterna Profissional Chef AllanMolheira Eterna Profissional Chef Allan R$90,00

Está chato fazer TV? ‘Insuportável’, diz Tatá

Posted in TV on 16 de Novembro de 2008 by os.maias

O Estado de S.Paulo


Componentes.montarControleTexto(“ctrl_texto”)

– Beto Rockfeller não teria sido o mesmo sem ele. Em novembro de 1968, Luis Gustavo passou a encarnar e a ajudar a criar o bicão mais carismático da TV. “O Cassiano (Gabus Mendes) queria criar algo para o cunhado, o Luis Gustavo, o Tatá, um cara engraçado, alegre, legal, inteligente. Ele pensou: ?Por que não fazer uma novela para ele fazer essas bobagens dele??”, conta Lima Duarte, o diretor da novela.

E, com maestria digna de seu personagem, Luis Gustavo também aplicou pequenos golpes para conseguir ganhar trocados durante a novela, já que a TV Tupi demorava a pagar os salários. “Inventei o merchandising na TV.”

O combinado do ator com a empresa do medicamento Engov, que estava chegando ao mercado, era: cada vez que Beto dissesse a palavra Engov, o ator ganharia 3 mil cruzeiros (o salário da Tupi era de 900 por mês). “Só num capítulo, falei 33 vezes, sendo 22 num telefonema (risos).”

“Ele dizia que a palavra vinha de hangover, ressaca em inglês, que era uma gíria nova”, diverte-se Lima.

Quarenta anos depois, o ator fala com paixão e saudade do personagem que o consagrou e diz sentir-se hoje um tanto amarrado, pelo “jeito moderno” de se fazer TV.

Beto faria sucesso hoje?

Acho que não. O processo é outro. Hoje tudo tem de passar por patrocinadores, censura. Aquilo era quase uma novela ao vivo. Hoje gravariam dessa forma careta, tudo organizado, gravado com antecedência, com tecnologia. Mas, se pegasse o texto do Bráulio Pedroso e seguisse fielmente – o que é quase impossível, porque hoje mudam tudo a cada group discussion – até acho que dava um samba.

A TV encaretou desde então?

Provavelmente. Porque perdeu aquela arte do improviso. Fazia-se novela com muito mais arte. Hoje é muita gente dando palpite. Fica uma culinária industrializada, não tem mais aquele cuscuz que a mãe da gente fazia…

Como é gravar com Débora Duarte e Ana Rosa, em Três Irmãs, 40 anos depois de Beto ?

É como se a gente tivesse tido uma juventude maravilhosa, aí veio a revolução e, de repente, a gente se encontra através dos arames do campo de concentração, olhando um para o outro, fazendo o que mandam a gente fazer.

Ficou chato fazer TV?

Pô, chato? Insuportável. Mas até que essa novela (Três Irmãs) estou gostando. Estou brincando muito com o Otávio Augusto em cena. Mas já fui chamado a atenção porque estou colocando muito caco (falas fora do script) …

  1. Molheira Eterna Profissional Chef AllanMolheira Eterna Profissional Chef Allan R$90,00