Descoberta de anticorpos contra HIV abre caminho à vacina para combater a Aids

03/09/2009 – 20h22


da New Scientist

Um “ponto fraco” do vírus HIV comum a muitas de suas linhagens foi descoberto por pesquisadores norte-americanos, que publicaram o resultado em artigo na revista “Science” desta quinta-feira (3).

Trata-se de um canal para afetar o vírus por meio de anticorpos recém-encontrados, o que pode levar a uma potente vacina contra a Aids. A grande dificuldade apontada para esta busca é a rápida mutação do vírus. Isso impede que o sistema imunológico e seus anticorpos possa detectá-lo normalmente.

De acordo com Wayne Koff, vice-presidente sênior de pesquisa e desenvolvimento na Iniciativa Internacional pela Vacina contra a Aids, em Nova York, o importante é saber para que alvo apontar.

Os testes de laboratório mostraram que os novos anticorpos conseguem afetar muito mais variantes e linhagens do HIV que o usual, o que dá aos pacientes potencialmente proteção tanto contra novos variantes com os quais estão infectados quanto contra quaisquer novos mutantes do vírus que sejam desenvolvidos em seus corpos.

O grupo de pesquisadores liderados por Dennis Burton, da Scripps Research Institute, na Califórnia, analisou o sangue de 1.800 indivíduos para checar seus anticorpos.

Eles descobriram que cerca de 10% dessas pessoas tinham o que foi chamado de “anticorpos amplamente neutralizantes”, que poderiam reconhecer múltiplas linhagens do HIV. A partir deste material, os cientistas puderam chegar a dois anticorpos extremamente potentes, ambos de um doador africano.

Gripe A H1N1

Fale com o Ministério

disque saúde 0800 61 1997
Ministério da Saúde – Esplanada dos Ministérios – Bloco G – Brasilia / DF
CEP: 70058-900

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: