BP descobre poço gigante no Golfo do México em que Petrobras tem 20%

02/09/2009 – 10:17
Agência Estado


google_protectAndRun(“ads_core.google_render_ad”, google_handleError, google_render_ad);

Por Danielle Chaves

Londres – A British Petroleum (BP) anunciou que fez uma descoberta gigante de petróleo em um poço profundo no Golfo do México, área onde a companhia britânica já é o maior produtor individual após uma série de grandes descobertas. O poço é operado pela BP, que tem 62% de participação, em conjunto com a Petrobras, com 20%, e a ConocoPhillips, com 18%.

“Uma avaliação será necessária para determinar o tamanho e a comercialidade da descoberta”, afirmou a BP em comunicado. Segundo a companhia, a descoberta anunciada hoje é maior do que a feita na mesma área geológica em 2006, chamada Kaskida, que contém cerca de 3 bilhões de barris equivalentes de petróleo. No entanto, nem todo esse óleo será recuperável.

O petróleo descoberto em Tiber é leve, o que dá a ele potencial para uma maior taxa de recuperação, disse um porta-voz da companhia. O analista do ING Jason Kenney observou que cerca de 25% do petróleo tem mostrado ser recuperável em outros campos no Golfo do México.

O poço Tiber, que fica a 250 milhas (402 km) de Houston, no Texas (Estados Unidos), foi perfurado até uma profundidade total de 10.685 metros, “o que o torna um dos poços mais profundos já perfurados pela indústria de petróleo e gás”, disse a companhia britânica.

A produção líquida da BP no Golfo do México é de cerca de 400 mil barris por dia, mas poderá subir para 650 mil barris por dia nos próximos 15 anos se Kaskida e Tiber forem desenvolvidos. A BP está avaliando outras estruturas na área próxima às descobertas e está animada com as perspectivas, acrescentou o porta-voz da empresa. As informações são da Dow Jones.

Gripe A H1N1

Fale com o Ministério

disque saúde 0800 61 1997
Ministério da Saúde – Esplanada dos Ministérios – Bloco G – Brasilia / DF
CEP: 70058-900

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: