Por causa da gripe suína, escolas públicas de Manaus podem encerrar o ano letivo mais cedo

01/09/2009 – 18h17

Da Agência Brasil

Os alunos de escolas públicas municipais e estaduais de Manaus poderão concluir o ano letivo de 2009 pelo menos 30 dias antes do calendário escolar estabelecido para este ano. Esta será a recomendação que a Secretaria de Saúde do Amazonas irá apresentar nos próximos dias ao Conselho Estadual de Saúde.

De acordo com o secretário de Saúde do Amazonas, Aguinaldo Costa, encerrar as atividades escolares antes que o próximo inverno amazônico inicie (dezembro), representa uma medida que já está sendo pensada a fim de evitar a proliferação de novos casos de influenza A (H1N1) – gripe suína, no Estado nesta época do ano.

Segundo Costa, o inverno na região tem como uma de suas características a elevação dos níveis de umidade, o que ajuda na multiplicação mais rápida do vírus Influenza (H1N1).

“Já conversamos sobre isso com os secretários de Educação de Manaus e do Amazonas e ambos se mostraram favoráveis, porque o inverno pode trazer mais chances de proliferação da doença”, disse. Em entrevista à Agência Brasil, Costa explicou que a ideia é utilizar os sábados para antecipar o término das aulas.

O Amazonas confirmou 52 casos de influenza A (H1N1) – gripe suína, com duas mortes. Até esta terça-feira (1º), 18 pessoas são monitoradas por suspeita da doença e mais duas internadas para tratamento.

Segundo o diretor da Fundação de Vigilância em Saúde, Evandro Melo, nos últimos quatro meses, 302 pessoas foram monitoradas por suspeita da doença. Com relação à antecipação do fim do ano letivo, Melo avalia que a medida representa uma decisão estratégica para contenção da influenza A (H1N1) – gripe suína.

“Estamos trabalhando para que a população amazonense tenha o menor impacto possível desta doença. Essa é a estratégia. O importante também é preparar o sistema de saúde para identificar os casos e tratá-los com maior rapidez possível”, disse.

A partir desta quarta (2), a Secretaria Municipal de Saúde de Manaus inicia um trabalho de prevenção da doença na população indígena que mora na cidade. Os índios receberão orientações preventivas de identificação dos sintomas e formas de transmissão. Além disso, eles serão orientados sobre os estabelecimentos de saúde que deverão procurar em caso de suspeita da doença.

Amanda Mota

Gripe A H1N1

Fale com o Ministério

Antes de enviar sua mensagem consulte a seção Perguntas Freqüentes. Sua dúvida já pode estar respondida. Caso queira registrar uma reclamação ou denúncia preencha o formulário abaixo. Você também pode ligar para o Disque Saúde – 0800 61 1997, a Central de Teleatendimento do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, para receber informações sobre doenças e registrar reclamações, denúncias e sugestões.
disque saúde 0800 61 1997
Ministério da Saúde – Esplanada dos Ministérios – Bloco G – Brasilia / DF
CEP: 70058-900

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: