Manifestantes protestam durante lançamento do pré-sal; ministro considera manifestação "tímida"

31/08/2009 – 17h00

Claudia Andrade
Do UOL Notícias
Em Brasília

Atualizado às 18h16

A cerimônia de apresentação da proposta de marco regulatório para a exploração do pré-sal, nesta segunda-feira (31), em Brasília, contou com uma manifestação do grupo ambientalista Greenpeace.

Logo no início do discurso do presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), dois manifestantes subiram ao palco segurando uma faixa com os dizeres: “Pré-sal e poluição, não dá pra falar de um sem falar do outro”. A faixa foi entregue ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Depois de descerem do palco, outros três manifestantes continuaram segurando faixas com a mesma frase, logo à frente das autoridades e convidados presentes ao Centro de Convenções Ulysses Guimarães, local do evento.

A manifestação ocorreu de forma pacífica, sem que a segurança se exaltasse para retirar os ativistas do local.

O ministro Carlos Minc (Meio Ambiente) considerou a manifestação “tímida”. “Vocês sabem que eu fiz várias manifestações dessas né? Acho que foi um pouco tímida. Podia ser com palavras diferentes, mais coloridas, podia falar do carbono… mas a manifestação é ótima, porque o petróleo traz mesmo riscos ao meio ambiente. Aliás, estamos concluindo o mapeamento da sensibilidade do litoral brasileiro ao óleo”, disse o ministro aos jornalistas.

Minc comemorou a inclusão do meio ambiente como uma das áreas a serem atendidas pelos recursos do fundo social que deverá ser criado com recursos do pré-sal. “Conseguimos uma boa vitória, porque o meio ambiente não estava formalmente dentro do fundo e o presidente incluiu o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável. Garantia absoluta não existe, mas o importante é ter recursos para investir em tecnologia e energia alternativas e em educação ambiental”.

O protesto do Greenpeace durou até o término do evento. Pouco antes de os manifestantes subirem ao palco, o presidente Lula assinara as quatro propostas que deverão ser debatidas pelo Congresso Nacional, para criação do marco regulatório do pré-sal. Também entregara ao presidente da Câmara uma miniatura de um barril de petróleo.

Gripe A H1N1

Fale com o Ministério

Antes de enviar sua mensagem consulte a seção Perguntas Freqüentes. Sua dúvida já pode estar respondida. Caso queira registrar uma reclamação ou denúncia preencha o formulário abaixo. Você também pode ligar para o Disque Saúde – 0800 61 1997, a Central de Teleatendimento do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, para receber informações sobre doenças e registrar reclamações, denúncias e sugestões.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: