Confirmada mais uma morte por gripe suína em Rondonópolis

01/09/2009 – 12:02


De Rondonópolis – Dayane Pozzer

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) confirmou nesta manhã mais uma morte causada pelo vírus da gripe A (H1N1) no município de Rondonópolis. Segundo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica do município, Janete Oliveira Teixeira, o diagnóstico é de uma jovem de 26 anos, portadora de Síndrome de Down, que morreu na terça-feira (25) no Hospital Regional Irmã Elza Geovanella, por volta das 17h00.
A paciente foi internada na segunda-feira (24) com sintomas da gripe A e segundo informações do Hospital, entrou em óbito depois de complicações respiratórias.

O primeiro caso confirmado de morte por gripe suína em Rondonópolis foi de Sirlete Silva Souza Amaral, de 32 anos, que viajou com o marido, que é caminhoneiro, e dois filhos para a cidade de Toledo (PR) e morreu dentro da cabine do caminhão enquanto dormia. Sirlete viajou um dia após ter sido atendida no Pronto Atendimento Municipal de Rondonópolis e liberada por não apresentar nenhum sintoma grave, conforme o médico que fez o atendimento.

O diagnóstico de Sirlete foi enviado pelo Laboratório Central Lacen, do Paraná, para a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) na última sexta-feira (28), após seis dias da coleta de material para exame da vítima. Com o objetivo de orientar funcionários do setor, representantes de instituições e a comunidade em geral sobre como agir nos casos de suspeita da gripe suína e prevenção da doença, a SMS realizou nesta segunda-feira um curso de capacitação para os médicos da rede municipal e estadual.

O Núcleo de Vigilância Epidemiológica, comandado por Alencar Líbano de Paula, convidou o infectologista Juliano Bevilacqua para orientar os profissionais do setor. Segundo Janete, os procedimentos adotados em Rondonópolis no combate e prevenção da doença continuarão os mesmos. “Continuaremos fazendo as mesmas orientações, seguindo o fluxograma de atendimento”, informou ela.

Gripe A H1N1

Fale com o Ministério

Antes de enviar sua mensagem consulte a seção Perguntas Freqüentes. Sua dúvida já pode estar respondida. Caso queira registrar uma reclamação ou denúncia preencha o formulário abaixo. Você também pode ligar para o Disque Saúde – 0800 61 1997, a Central de Teleatendimento do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, para receber informações sobre doenças e registrar reclamações, denúncias e sugestões.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: