FAO teme que A (H1N1) contamine aves ao redor do mundo




(28/08/2009) Da Redação



A FAO – Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação – manifestou preocupação de que o vírus da gripe A (H1N1) se estenda a criações avícolas ao redor do mundo, depois que a doença foi detectada em perus nos arredores de Valparaíso, no Chile. Segundo o órgão, a descoberta do vírus nesses animais não representa ameaça à saúde humana, e não há problema de consumo da carne, devidamente processada e submetida à inspeção veterinária.

“Embora as infecções de suínos e perus pelo vírus H1N1 da Influenza A até agora observadas sejam consideradas brandas, é importante ter em mente que a presença desse vírus pandêmico na suinocultura e na avicultura pode trazer consequências negativas para os dois setores – como restrições ao comércio internacional e percepções equivocadas quanto à qualidade e segurança dos alimentos deles provenientes”, alerta a FAO, em comunicado à imprensa.
O órgão da ONU ressalta a importância de algumas medidas para conter o avanço da doença, como a proteção dos trabalhadores se os animais estiverem doentes e, vice-versa, não permitindo contato com os animais se os trabalhadores apresentarem sinais de gripe.

Gripe A H1N1

Fale com o Ministério

Antes de enviar sua mensagem consulte a seção Perguntas Freqüentes. Sua dúvida já pode estar respondida. Caso queira registrar uma reclamação ou denúncia preencha o formulário abaixo. Você também pode ligar para o Disque Saúde – 0800 61 1997, a Central de Teleatendimento do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, para receber informações sobre doenças e registrar reclamações, denúncias e sugestões.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: