Itamar diz que Lula é ‘menos democrata que os militares da ditadura’

Críticas

Publicada em 26/08/2009 às 16h57m

José Meirelles Passos

RIO – O ex-presidente Itamar Franco acusou nesta quarta-feira o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de ser “menos democrata do que os militares da ditadura”, por estar interferindo “de forma violenta, acintosa e indevida” no Legislativo – em especial no Senado. Logo em seguida ele também criticou o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), por aceitar as interferências presidenciais.

O Senado hoje é totalmente manipulado pelo presidente da República. Isso, no regime militar, não assistimos tão fortemente como se assiste hoje


– O Senado hoje é totalmente manipulado pelo presidente da República. Isso, no regime militar, não assistimos tão fortemente como se assiste hoje. Por que se dá isso? Porque o próprio presidente do Senado se diminuiu ao ir trocar ideias com o presidente da República. O processo legislativo é do Legislativo, não é do presidente da República – afirmou Itamar durante homenagem que recebeu na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro.

Lembrado de que o governo do general Ernesto Geisel decretou o fechamento do Congresso em 1977, Itamar rebateu:

– É claro que naquela época eles podiam cassar mandatos. O presidente (Lula) ainda não chegou a esse absurdo. Não sei se até 2010 ele vai cassar.

Quanto ao seu futuro político-eleitoral, já que se filiou ao PPS, Itamar disse que não será candidato a nada:

– Entrei para atuar politicamente, não eleitoralmente. Usando uma figura de futebol, que hoje está tanto em moda, eu estava na arquibancada vendo o jogo de longe. Agora passei a sentar no banco de reservas… mas estou sem chuteiras.

Gripe A H1N1

Fale com o Ministério

Antes de enviar sua mensagem consulte a seção Perguntas Freqüentes. Sua dúvida já pode estar respondida. Caso queira registrar uma reclamação ou denúncia preencha o formulário abaixo. Você também pode ligar para o Disque Saúde – 0800 61 1997, a Central de Teleatendimento do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, para receber informações sobre doenças e registrar reclamações, denúncias e sugestões.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: