Odebrecht investe na produção de açúcar e energia em Angola

26-08-2009 11:49:28

Luanda, 26 ago (Lusa) – A empreiteira Odebrecht anunciou o início oficial do investimento de US$ 220 milhões através do consórcio Biocom, que integra com a Sonangol, na produção de açúcar e energia em Malange, Angola.

O contrato para a produção de açúcar e energia elétrica em Malange foi assinado no início da semana pelo presidente da Agência Nacional de Investimentos Privados (ANIP), Aguinaldo Jaime, e por Rui Gourgel, da Companhia de Bioenergia de Angola (Biocom).

Gourgel afirmou que o projeto prevê, numa primeira fase, a produção anual de 268 mil toneladas de açúcar e 45 megawatts (MW), permitindo também a extração de etanol.

Nos próximos anos, a quantidade de açúcar produzido deverá duplicar, permitindo aliviar as necessidades de consumo no país, que importa anualmente cerca de 400 toneladas.

A Biocom é um consórcio entre a Odebrecht (40% do capital), a companhia petrolífera angolana Sonangol e a Damer, um grupo privado angolano.

O grupo apontou inicialmente 2012 como prazo para entrada do projeto em “velocidade de cruzeiro”, e em janeiro anunciou que iria acelerar os trabalhos.

De acordo com Jaime, o projeto no município de Cacuso deverá criar pelo menos 500 empregos diretos e 700 indiretos.

A Biocom é o primeiro investimento direto da empresa brasileira em Angola em produção agrícola e geração de energia.

A Odebrecht é responsável pela produção da hidroelétrica de Capanda, vizinha do projeto agro-industrial de Cacuso.

Além disso, está também envolvida na exploração petrolífera em Angola, através da sua divisão de petróleo e gás, que recentemente anunciou uma descoberta na costa angolana, numa prospecção operada pela pela Maersk Oil.

Gripe A H1N1

Fale com o Ministério

Antes de enviar sua mensagem consulte a seção Perguntas Freqüentes. Sua dúvida já pode estar respondida. Caso queira registrar uma reclamação ou denúncia preencha o formulário abaixo. Você também pode ligar para o Disque Saúde – 0800 61 1997, a Central de Teleatendimento do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, para receber informações sobre doenças e registrar reclamações, denúncias e sugestões.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: