Gripe suína: casos confirmados em Santos chegam a 53


Quarta-Feira, 26 de Agosto de 2009, 14:26


De A Tribuna On-line

O novo boletim da Seção de Vigilância Epidemiológica (Seviep), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informa que a Cidade tem, desde 30 de abril, 53 casos confirmados de gripe por Influenza A (H1N1), a gripe suína, em residentes em Santos, entre os quais dois óbitos.

Os testes laboratoriais são realizados pelo Instituto Adolfo Lutz, da Secretaria de Estado da Saúde. Estão atualmente, em monitoramento, 83 pacientes de Síndrome Gripal e Doença Respiratória Aguda Grave. Destes, 25 estão, no momento, internados em hospitais da cidade. O restante (58) permanece em isolamento domiciliar, sendo acompanhado diariamente pelos técnicos da Seviep. A SMS aguarda ainda o resultado de 105 exames.

Casos positivos

Dos 53 casos positivos, 28 foram em pacientes do sexo masculino e 25 do sexo feminino. A faixas etárias apresentadas são: 02-14 anos (14 casos); 15-29 anos (19), 30-49 anos (15) e 50-59 anos (5). O paciente mais novo tem dois anos e o mais velho, 59.

A primeira morte de gripe por Influenza A (H1N1) de residente em Santos foi em paciente do sexo feminino de 39 anos. Os primeiros sintomas surgiram no dia 23 de julho e a internação ocorreu no dia 27, no Hospital Guilherme Álvaro. A paciente evoluiu para uma pneumonia grave e foi a óbito em 1º de agosto.

O segundo óbito registrado foi em paciente do sexo masculino, de 41 anos, cuja internação ocorreu no dia 2 de agosto em hospital particular. Apesar do tratamento e de toda a medicação administrada (Tamiflu e antibioticoterapia ampla), seu quadro clínico evoluiu para uma pneumonia grave, vindo a falecer em 6 de agosto.

Gripe A H1N1

Fale com o Ministério

Antes de enviar sua mensagem consulte a seção Perguntas Freqüentes. Sua dúvida já pode estar respondida. Caso queira registrar uma reclamação ou denúncia preencha o formulário abaixo. Você também pode ligar para o Disque Saúde – 0800 61 1997, a Central de Teleatendimento do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, para receber informações sobre doenças e registrar reclamações, denúncias e sugestões.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: