Bombeiros transportam suspeitos de gripe A sem protecção

Por Redacção

O transporte de uma criança de 10 anos, suspeita de ter contraído o vírus H1N1, de Vila Nova de Paiva para o Hospital de Coimbra voltou a levantar o problema da falta de protecção dos bombeiros que fazem este trabalho. O presidente da Liga de Bombeiros Portugueses considera esta atitude uma «irresponsabilidade».

«Os bombeiros não são carne para canhão, são homens e mulheres, cidadãos de pleno direito, cujos seus responsáveis têm como obrigação nos actos de socorro também preservar as condições em que os mesmos são prestados, preservando a sua integridade», atirou Duarte Caldeira, citado pela TSF.

O processo de aquisição dos kits de protecção contra a gripe A, pela Autoridade Nacional de Protecção Civil, decorre. «Não foram ainda distribuídos aos Centros Distritais de Operações de Socorro, sendo certo que será através destes centros que vão ser distribuídos pelos respectivos corpos de bombeiros. O critério de distribuição tem de ser sempre um critério proporcional à população», disse o responsável.

Acresce que o Ministério da Saúde fez já saber que, nesta fase da pandemia, as medidas profilácticas para pessoas que estiveram em contacto com doentes com gripe A foram abandonadas. A administração de Tamiflu é agora uma medida preventiva destinada a pessoas em risco, como grávidas, doentes crónicos e crianças com menos de um ano.

11:28 – 23-08-2009

<!– var browName = navigator.appName; var SiteID = 1; var ZoneID = 290; var browDateTime = (new Date()).getTime(); if (browName == 'Netscape') { document.write('‘); document.write(”); } if (browName != ‘Netscape’) { document.write(‘‘); document.write(”); } // –>

SAÚDE
A Autoridade Nacional da Protecção Civil assegurou ao presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses que estes profissionais vão ter acesso aos kits de prevenção da gripe A já a partir da próxima semana.

13:57 – 23-08-2009

SAÚDE
Margaret Chan, directora da Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou esta sexta-feira a comunidade internacional para a provável existência de uma segunda vaga do vírus H1N1, tal como já aconteceu em pandemias anteriores.

12:57 – 21-08-2009

21:55 – 19-08-2009

Gripe A H1N1

Fale com o Ministério

Antes de enviar sua mensagem consulte a seção Perguntas Freqüentes. Sua dúvida já pode estar respondida. Caso queira registrar uma reclamação ou denúncia preencha o formulário abaixo. Você também pode ligar para o Disque Saúde – 0800 61 1997, a Central de Teleatendimento do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, para receber informações sobre doenças e registrar reclamações, denúncias e sugestões.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: