Estudante morta durante voo não tinha nova gripe, diz prefeitura

Segundo secretaria, exames deram negativo também para gripe comum.
Laudo apontando as causas da morte deve ficar pronto em setembro.

Do G1, em São Paulo

Jacqueline Ruas não estava gripada (Foto: Reprodução/TV Globo)

A estudante Jacqueline Ruas, de 15 anos, que morreu durante voo do Panamá ao Brasil no início do mês, não estava gripada. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde de Guarulhos, na Grande São Paulo, o exame realizado pelo Instituto Adolfo Lutz em restos coletados pelo Instituto Médico Legal da cidade deu negativo tanto para a nova gripe quanto para a gripe sazonal.

O resultado corrobora os testes feitos por um hospital norte-americano quando a adolescente passou mal pela primeira vez, no fim de julho. Durante excursão ao parque temático da Disney, em Orlando, Jacqueline ficou com febre e chegou a vomitar.

Levada a um centro médico, passou por exames que deram negativo para influenza A (H1N1). Por precaução, porém, os médicos a receitaram o antiviral tamiflu, usado no combate à nova gripe.

Conforme o IML de Guarulhos, a garota morreu de uma infecção generalizada provocada por uma pneumonia. No entanto, o laudo conclusivo acerca de sua morte deve ficar pronto até o início de setembro.

Procurada pelo G1, a tia de Jacqueline, Magda da Paz Santos, informou que a família ainda não havia sido informada sobre o resultado do exame.

Morte

Jacqueline morreu no último dia 2, quando voltava da excursão à Disney. Durante o voo, colegas de excursão chamaram a jovem, que não respondeu. Além do silêncio, o aspecto pálido que sua pele adquiriu chamou a atenção também da tripulação, que pediu auxílio para médicos que estivessem no avião.

Dois médicos que estavam a bordo se voluntariaram para socorrer a jovem. Segundo a dupla, Jacqueline já estava em parada cardiorrespiratória.

Assustados com a movimentação, os outros passageiros foram acalmados pela tripulação. A garota, então, foi levada ao fundo do avião, onde os médicos tentaram, sem sucesso, reanimá-la. Por volta das 5h, foi constatada sua morte.

Swine Flu Info
Gripe A H1N1

Fale com o Ministério

Antes de enviar sua mensagem consulte a seção Perguntas Freqüentes. Sua dúvida já pode estar respondida. Caso queira registrar uma reclamação ou denúncia preencha o formulário abaixo. Você também pode ligar para o Disque Saúde – 0800 61 1997, a Central de Teleatendimento do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, para receber informações sobre doenças e registrar reclamações, denúncias e sugestões.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: