HIV tem genoma decodificado

6 de agosto de 2009

var vjMeses = new Array(“Janeiro”,”Fevereiro”,”Março”,”Abril”,”Maio”,”Junho”,”Julho”,”Agosto”,”Setembro”,”Outubro”,”Novembro”,”Dezembro”); var vjDiaSemana = new Array(“Domingo”,”Segunda-feira”,”Terça-feira”,”Quarta-feira”,”Quinta-feira”,”Sexta-feira”,”Sábado”); var __dataconteudo = document.getElementById(“__dataconteudo”); __dataconteudo.innerHTML=__formata_data(__dataconteudo.innerHTML,false); function __formata_data(dt,weekDay) { if (!weekDay) dt = dt.substr(0,dt.indexOf(” “)) ; dt = dt.split(“/”); var nwDate = new Date(dt[1]+”/”+dt[0]+”/”+dt[2]+”/06:00″) ; var t = (weekDay) ? vjDiaSemana[nwDate.getDay()] + “, ” : “” ; return ( t + nwDate.getDate() + ” de ” + vjMeses[nwDate.getMonth()].toLowerCase() + ” de ” + nwDate.getFullYear()); }

Estruturas no genoma do HIV (Foto: Divulgação/Reuters)
REVISTAS ABRIL

MAIS INFORMAÇÕES

Cientistas americanos afirmam ter decodificado o genoma completo do vírus HIV-1, causador da Aids. O anúncio foi feito na quarta-feira, em estudo publicado na revista científica Nature, e abre caminho para o desenvolvimento de novos tratamentos contra a doença.

O mérito da descoberta é de uma equipe da Universidade da Carolina do Norte, em Chapel Hill. Os pesquisadores agora pretendem usar essas informações para produzir leves modificações no vírus, de forma que possa ser identificado o que afeta ou não o HIV.

“Se o vírus não crescer da mesma forma após ser alterado, então significa que você mudou ou afetou algo que era importante para ele”, excplica Ron Swanstrom, professor de microbiologia e imunologia, segundo reportagem da rede britânica BBC.

O HIV carrega suas informações genéticas na forma de complicadas estruturas. Em vez de armazená-las em um DNA de fita dupla, como acontece nos vírus que causam gripe e hepatite C, por exemplo, ele as carrega em um RNA de fita única, capaz de se fechar em intricadas arquiteturas.

A ideia é que o estudo ajude a entender melhor como o vírus atua no organismo dos infectados. “Também estamos começando a entender os truques que o genoma usa para ajudar o vírus a escapar da detecção pelo hospedeiro humano”, disse em comunicado o líder do estudo, Kevin Weeks.

Gripe A H1N1

Fale com o Ministério

Antes de enviar sua mensagem consulte a seção Perguntas Freqüentes. Sua dúvida já pode estar respondida. Caso queira registrar uma reclamação ou denúncia preencha o formulário abaixo. Você também pode ligar para o Disque Saúde – 0800 61 1997, a Central de Teleatendimento do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, para receber informações sobre doenças e registrar reclamações, denúncias e sugestões.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: