Entidade de defesa do consumidor realiza Prêmio de Empresa Má

A organização Consumers International premiou cinco empresas por seus comportamentos irresponsáveis. A intenção é chamar a atenção dos consumidores e obrigar as empresas a repensar sua conduta
REDAÇÃO ÉPOCA

Termos como sustentabilidade empresarial, governança corporativa e ética com o consumidor estão em moda. Todas as grandes companhias preparam grandes relatórios anuais para ressaltar seus pontos positivos. Mas nem todos caem nos relatórios de sustentabilidade das empresas. A Consumers International (CI), uma organização de defesa dos consumidores com sede em 115 países, realiza todos os anos o seu Bad Company Awards, ou Prêmio de Empresas Más, e elege as multinacionais mais prejudiciais aos consumidores e à população em geral.

O objetivo da campanha é chamar a atenção dos consumidores para os seus direitos e enfatizar as condutas irresponsáveis das empresas. Neste ano os eleitos foram a rede global de supermercados Tesco; a parceria entre a Kellogg´s e a Lego; a empresa farmacêutica Eli Lilly; a Samsung e a Toyota.

Confira abaixo a categoria de cada “vencedor” e os motivos que lhes garantiram o troféu.

 Reprodução
Tesco – Prêmio Marreta por silenciar críticas
Uma das grandes redes mundiais de varejo, a Tesco está processando três jornalistas tailandeses que criticaram o modo de expansão da empresa no continente asiático. A rede está exigindo cerca de US$ 34 milhões de indenização dos repórteres que expuseram o impacto que o crescimento da companhia está causando aos negócios locais. Segundo a CI, ao tentar reprimir a divulgação das notícias, a Tesco deixou claro o seu desdém pelas comunidades locais, indiferença ao direito à informação dos consumidores e a busca do lucro acima de qualquer coisa.

 Divulgação
Kellogg´s e Lego – Prêmio Ocultação de Perigo Óbvio por fazer um doce em formato de bloco de Lego

A Kellogg´s, fabricante do mundialmente famoso Sucrilhos, lançou doces com formato e cores idênticos aos blocos de plástico do brinquedo Lego. Adultos e crianças maiores são capazes de diferenciar os cereais dos biscoitos, mas crianças pequenas podem muito bem confundir as peças de Lego com os doces.

 Divulgação
Eli Lilly – Prêmio Overdose de Marketing por promoção excessiva

A justificativa para a vitória da companhia farmacêutica é a promoção indiscriminada da droga Cialis, usada no tratamento da impotência sexual masculina. A campanha publicitária, que custou US$ 152 milhões, parece ter dado certo. A vendagem do produto foi de US$ 1,1 bilhão em 2007.

A crítica é que a droga, vendida em larga escala no mundo, não foi aprovada em todos os testes. Uma pesquisa da Consumers Union, ONG americana associada à CI, constatou que menos da metade dos homens teve resultados efetivos com o uso do medicamento e cerca de um terço deles sofreu efeitos colaterais. A empresa já foi responsabilizada na Inglaterra por não prestar informações adequadas sobre os efeitos colaterais do Cialis, que incluem dores de cabeça, azia e dores musculares.

 Reprodução
Samsung – Prêmio Ocupação Secundária “Legal” por vender tanques de Guerra, além de TVs

A multinacional sul-coreana possui uma braço militar, além da tradicional linha de eletro-eletrônicos. A Samsung-Techwin fabrica o tanque de guerra K-9 Thunder, utilizado pelas forças armadas da Coréia do Sul, da Turquia e outros. A CI chama a atenção para a ironia do vídeo promocional da linha militar da Samsung. No filme, a empresa afirma “esforçar-se para manter a paz em todo o mundo”.

 Divulgação
Toyota – Prêmio Lavagem Verde por impacto ambiental

A indústria automobilística sempre foi considerada uma vilã ambiental, mas o que fez a montadora japonesa se destacar entre as outras foi o constante uso de slogans enganosos e publicidade contraditória. A CI cita a campanha publicitária Harmony, que diz que “a melhor maneira de causar um impacto no meio ambiente é ter o menor impacto ambiental possível”. Aparentemente, a empresa se esqueceu de que os produtos que fabrica, além de consumirem matéria-prima e energia, não são biodegradáveis e são emissores de poluição.

O apelo da “baixa emissão de poluentes” que a Toyota divulga em sua publicidade cai por terra quando o impacto ambiental de sua linha de veículos é analisado. A montadora fabrica diversos modelos de SUV, caminhonetes esportivas famosas por seu grande consumo de combustível e altas taxas de emissão de CO2.

“”””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””
Olá,

Seu blog em: http://osmaiasdeecadequeiros.blogspot.com/ foi identificado
como um potencial blog de spam. Para corrigir esse problema, solicite uma
revisão preenchendo o formulário em http….

Se não for revisado, seu blog será excluído em 20 dias e seus leitores verão
uma página de aviso durante esse período. Após o recebimento de sua solicitação,
nós revisaremos e desbloquearemos o blog dentro de dois dias úteis. Após nossa
análise e determinação de que seu blog não é um spam, ele será desbloqueado e a
mensagem no painel do Blogger não será mais exibida. Se esse blog não for seu,
você não precisará fazer nada. Nesse caso, se você possuir outros blogs, eles
não serão afetados.

Usamos um classificador automatizado para encontrar spam. A detecção
automática de spam é inerentemente confusa, e, às vezes, um blog como o seu pode
ser sinalizado incorretamente. Pedimos desculpas por nosso erro. No entanto, ao
usarmos esse tipo de sistema, podemos oferecer mais armazenamento, largura de
banda e recursos de engenharia para blogueiros como você e não para criadores de
spam. Para obter mais informações, entre em contato com a Ajuda do Blogger:
http://
Obrigado pela compreensão e por colaborar com nossos esforços anti-spam.

Sinceramente,

A Equipe do Blogger


Seu blog está bloqueado

Os robôs de prevenção contra spam do Blogger detectaram que seu blog possui características de um blog de spams. (O que é um blog de spams?) Uma vez que você está lendo esta seção, seu blog provavelmente não é um blog de spams. A detecção automática de spams é inerentemente confusa. Pedimos desculpas por este falso sinal positivo.

Recebemos sua solicitação de desbloqueio em 30 de Novembro de 2008. Em nome dos robôs, desculpamo-nos por bloquear seu blog, que não é de spams. Aguarde enquanto analisamos seu blog e verificamos se ele não é um blog de spams

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: