Maestro João Carlos Martins vai ter de operar mão pela 8ª vez

Ricardo Feltrin
Colunista do UOL

O pianista e maestro João Carlos Martins, 68, terá de operar a mão pela oitava vez. O objetivo dos médicos do hospital Sírio Libanês, no próximo dia 23 de dezembro, será tentar alongar o tendão da mão direita, para permitir algum movimento.

  • Eduardo Knapp - 10.jan.2008/Folha Imagem

    O pianista João Carlos Martins

A vida do músico vem sendo pontuada por cirurgias. Foram 18 no total, após acidentes e agressões sofridas, que levaram à quase paralisação total e deformação das duas mãos.

Nos anos 70, Martins foi obrigado a encerrar uma até então brilhante carreira de pianista especializado em Bach (1685-1750). Tornou-se maestro na última década, à frente das orquestras Bachiana e Bachianinha.

Não pode segurar a batuta, portanto rege com os dedos torcidos. Também não pode virar as páginas das partituras, por isso tem de memorizar todas as obras – muitas com até três horas de duração. Esse é um argumento que impede que ele seja chamado para regência permanente em sinfônicas públicas, por exemplo. O repertório de uma sinfônica é vasto e extenuante demais para a memorização.

Martins criou a fundação Bachiana, que luta pela preservação da Amazônia, leva e ensina música à periferia e mantém parcerias com outras entidades sociais, como a Fundação Casa, entre outras.

  1. Molheira Eterna Profissional Chef AllanMolheira Eterna Profissional Chef Allan R$90,00

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: